Trabalho de Campo II

Dando continuidade ao trabalho iniciado com a disciplina de mestrado LL 176 (Trabalho de Campo I), mantenho-me, neste segundo semestre de 2007, investigando e discutindo por meio do estudo empírico e teórico, a questão da presença do léxico de línguas africanas no Português do Brasil com base em:
- dados históricos relativos à população negra no Brasil; - situações de interação lingüística entre grupos sociais (negros, mestiços e brancos); - folguedos populares e religiosos afro-brasileiros.
O enfoque principal é dado à Região Sudeste do Brasil, de maneira mais específica, ao Estado de São Paulo. Daí que neste final de semana, fui a Sampa para conferir de perto a X Congada Paulista - Encontros de Congos e Moçambiques que se realizou no belíssimo Parque Água Branca. Para quem não sabe, a congada e o moçambique são tipos de danças dramáticas que representam a coroação de um rei e de uma rainha do Congo, constituídas de um cortejo com passos e cantos, onde a música acompanha a expressão dramática dos textos, e que se caracteriza pela embaixada, por evoluções processionais e lutas simbólicas de espada. É de criação de escravos no Brasil, registrando-se desde o século XVII.
A imagem acima, é parte de um acervo que estou montando, e foi feita durante a apresentação dos grupos neste último dia 16/09/07.
Além da pesquisa, do trabalho de campo propriamente dito, esta tem sido uma ótima maneira para eu recuperar a antiga sensibilidade e também o gosto por fotografar.

Um comentário:

TAHIS disse...

Luciano
Parabéns,teu blog esta muito legal,sempre atualizado e muito interessante.