Içá ou simplesmente Tanajura.

Hoje, por volta das 16hs o sol começou a aparecer em meio a um céu nublado pelas chuvas dos últimos dias. E com ele, o sol, vieram as Içás (palavra de origem tupi para designar as fêmeas aladas das diversas espécies de formigas saúvas) que nestas ocasiões realizam o vôo nupcial junto aos machos da espécie. Estas formigas "crescidinhas" apresentam grande quantidade de gordura no abdome, sendo este, bastante apreciado por diversas famílias aqui na região sudeste, em um prato típico conhecido como Farofa de Içá.

6 comentários:

Cé S. disse...

lembro de ver as outras crianças caçando içá para fazer farofa (eu morava em são josé dos campos). era ótimo ver a agitação de insetos e a agitação das crianças.

TAHIS disse...

Luciano
Muito interessante teu blog,assuntos variados,ótimos videos,previsão do tempo,realmente muito completo.
Passar por aqui é uma aula de cultura e informações,como essa da Içá ou Tanajura,a Ninféia é realmente linda.
Parabens.
.

Luciano Rocha disse...

ACHEI QUE EU ERA 0 ÚNIC0 QUE SE INTERESSAVA P0R ESSE ASSUNT0. QUE B0M QUE ENC0NTREI 0UTR0 ADEPT0. DÁ UMA 0LHADINHA N0 MEU BL0GGER. P0STEI UMA MATÉRIA S0BRE TANAJURA, TAMBÉM:
luccianorocha.blogspot.com

AGUARD0 SEU C0MENTÁRI0. ABRAÇ0S

silvia disse...

Eu nasci em Sao Jose dos Campos e me lembro também Cesar da chuva de Iça, me lembro de ter comido a farofa. Hoje estou contente de encontrar fotos para mostrar aos meus filhos...

Coisas de Ada disse...

Acabei de postar minha historia sobre içá. Eu comi a farofa quando morei em Taubaté nos idos de 1980. Uma delicia! E como dizia Monteiro Lobato: é o caviar do povo do Vale... Estava pesquisando uma imagem de ~çá e achei teu blog. Legal!

Oswaldo Marcolino disse...

Tenho 40 anos e quando era pequeno passava minhas férias na casa da minha avó paterna em Caçapava - SP, adorava comer farofa de içá. Quando voltava para o Rio de Janeiro meus amigos não acreditvam que tinha comido formiga. Sinto saudades dessa época.